sexta-feira, 8 de maio de 2009

OFICINA SOLARES EM JUQUITIBA






OFICINA SOLARES
Local: sítio São Benedito em Juquitiba
Data: carnaval / 09


A partir de um grande plantio organizado pelos filiados e amigos da Associação Reino do Sol em suas recém adquiridas terras no município de Juquitiba, o grupo SOLARES ofereceu uma oficina aberta para apresentar as técnicas básicas da permacultura e encarregou-se de produzir um canteiro com temperos e ervas medicinais.

Quem conduziu a oficina foi o experiente Raphael Bueno, permacultor “de plantão”, pois está sempre disposto a espalhar estes conhecimentos para quem possa se interessar.

A oficina contou com dez participantes, alguns já pertencentes ao SOLARES, e ainda um grupo de “expectadores”, que produziram uma trilha sonora de primeira para animar ainda mais a galera.

No início, depois de uma harmonização do grupo, Raphael fez uma breve explanação do que fazer: planejar o desenho dos canteiros,a preparação deles propriamente dito, colocar o mulch e plantar as mudas.

Durante a execução das atividades, o oficineiro deu explicações básicas sobre a permacultura, a função do mulch e como oferecer os nutrientes básicos para obter bons resultados e deixar as plantinhas bem felizes.

O mulch, como é chamado a forragem com matéria orgânica, tem várias funções, como proteção do solo, retroalimentação e conservação a umidade do solo. Aliás, estas várias funções é um dos princípios da permacultura, que é dar mais de uma atribuição a tudo que for fazer, construir, utilizar.

Procurou-se fazer os canteiros em curva, que é mais natural. Também aproveitar a inclinação do terreno. As mudas foram plantadas obedecendo um consórcio, que favorece a biodiversidade, respeitando as necessidades de cada espécie.

Neste dia do mutirão foram deixados prontos 2 canteiros onde foram plantados:
- 1º canteiro: 6 pés de manjericão, 11 de lavanda, 5 de hortelã e 2 espadas de são Jorge.
- 2º canteiro: 3 manjericões, 6 sálvias e 2 espadas de são Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário