domingo, 7 de fevereiro de 2010

IMERSÃO SOLARES 2010

Pelo segundo ano cosecutivo, realizamos nossa imersão Solares versão 2010, neste carnaval no sítio Olho D´água. Trata-se de um importante encontro do grupo que serve como planejamento para este ano que se inicia.
Tivemos o privilegio de ter dias maravilhosos e, seguindo uma das premissas básicas dos gaianos, realizar um encontro ao mesmo tempo produtivo e divertido: nossa principal reunião foi realizada entre um mergulho e outro no açude.
A palavra-chave para este ano é FORTALECIMENTO do SOLARES. Tornar nossa sede sustentável é o objetivo maior e, para isto, quatro GTs (grupos de trabalhos) foram criados nesta reunião.
O GT Institucional trabalhará para construir nossa missão, visão e valores éticos que nos guiarão e aos outros parceiros que vierem a somar com o grupo. Além de estruturar formalmente o movimento para a captação de projetos que possam contribuir para sua sustentabilidade.
O GT Comunicação contribuirá para a melhora, eficiência e ampliação da divulgação dos nossos próximos eventos e do grupo como um todo.
O GT Financeiro trabalhará para a transparência dos dados, melhora na qualidade e controle das receitas e despesas, além de fomentar maior arrecadação, imprescindível para a viabilidade do projeto.
O GT Produção+potencialidades contribuirá para a realização dos eventos com maior eficiência e qualidade, definir prioridades de intervenções físicas para o sítio, pesquisar potencialidades, entre outras providências.
Além da formação destes grupos, outros temas pertinentes foram discutidos.
Na questão de infra-estrutura, viu-se a necessidade de dar andamento ao projeto para a cozinha, o dormitório solares e o desenho permacultural do sítio.
A agenda promete bastante agitação para o semestre: acampamento de outono, o 2º círculo de mulheres e, quem sabe, o primeiro dos homens, vivência de percussão, Festa da Cultura e da Paz, entre outras surpresas.
Como destaque, a realização das Convivências, a ser realizado em fins de semana, cuja proposta é conciliar momentos de lazer com atividades permaculturais de manutenção do sítio a preços bastante acessíveis.
Contribuindo para este processo, escolhi como tema para o meu TCC em Educaçao ambiental, o projeto para conduzir o sítio Olho D´Água em espaço ecopedagógico.

Que nossos sonhos tornem-se realidade!!
Parabéns aos solares participantes (Léo, Roberta, Rafa, Gustavo, Ricardo, Edu, Alê, Gisele, Renata e Leandro) e mão na massa porquê, como vimos, temos proposta ambiciosa, mas bastante estimulante!!

VIVA GAIA E TODOS QUE CONTRIBUEM E ACREDITAM NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO SUSTENTÁVEL!!

PS: Não consegui postar nenhuma foto do nosso encontro (coisas da informática misteriosa), mas espero colocar algum destes registros proximamente.

Grato a todos e todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário